sexta-feira, 1 de outubro de 2010

IMSLP - Partituras no domínio público

O mercado de partituras rende milhões aos cofres das editoras, pois todo ano publicam e reemprimem obra clásssicas que há muito estão no domínio público. Ou seja, ganham com uma partitura que foi escrita a mais de 300 anos, sendo que a Lei diz que o direito autoral dura 70 anos após a morte do compositor. Assim, quando você vai comprar o opus 10 de Vivaldi por exemplo, paga a cada exemplar uns $150 no mínimo, depois o governo ainda coloca um imposto terrível em cima. Resultado: ninguém consegue comprar partituras e ficam fazendo cópias de tudo!
Por outro lado, quando se imprime se gasta dinheiro com tinta, que é um absurdo de caro! Resultado: Somos duplamente roubados! Não temos saída!

Mas agora temos! A solução é o site: http://imslp.org/wiki/Category:Composers que faço questão de divulgar. Aqui você vai encontrar muitas partituras, inclusive algumas que só vai achar em museu.

Quanto a tinta, veja o artigo que escrevi sobre isso. É possível pagar 20 reais em um litro de tinta e carregar em casa.


Um abraço e bom proveito!

Um comentário:

Conversa de Músicos disse...

Caro Wagner, parabéns pelo blog, extremamente informativo, e pelas suas composições! Tbém sou flautista e vivo vasculhando a net em busca de material p/ trabalho. Adorei especialmente a peça "Chorando em Santos", pena q. o link p/ download da partitura não esteja funcionando, como no caso de algumas outras composições. De resto, irei recomendar o seu blog p/ meus alunos. Um abraço e sucesso em suas empreitadas!!

um abraço!

Jean