sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A mente e a imaginação




"Imaginação é tudo, é a prévia das atrações futuras"; 

“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. Imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando vida à evolução.”— Albert Einstein


As famosas falas de Einstein convence o homem cada vez mais que o caminho para ótimas ideias é a imaginação. Na verdade o que o grande físico quis dizer é que o conhecimento deve ser usado criadoramente, pois sua força potencial não tem limites. Hoje há possibilidade de acessar muita informação com apenas um clique, o conhecimento está espalhado por todos os lugares, se democratizou graças à revolução tecnológica e sobretudo a difusão da internet, porém tais cérebros eletrônicos e sites são incapazes de produzir qualquer ideia. Está tudo no ar e funcionando (graças à imaginação de outros), porém temos que aprender, significar e usar tudo para criar mais. Não adianta todo esse conhecimento democratizado se não há sua absorção pelas mentes, pois há necessidade de existir a mediação desse conhecimento, nos mais difusos processos, para que seja significativo, forme visão de mundo, torne o indivíduo sensível, espiritual, aguçado e crítico, além de tornar esse em um especialista, fazê-lo capaz de expandir o conhecimento e ter o auto-conhecimento.

No Popular, a imaginação é encarada como mera fantasia. Como algo que não ajudará a criança a passar no vestibular ou reproduzir os métodos ensinados, e por esse motivo, crianças são reprimidas pelos professores no exato momento em que sua atenção se desvia do monótono conteúdo programático das aulas e se volta para a dinâmica da sua própria imaginação. Contudo, hoje sob os novos conhecimentos pedagógicos, deve-se cada vez mais promover atividades desafiadoras para os alunos, momentos para que usem apenas a imaginação criadora.

O escritor Alex. F. Osborn, em sua obra "A força oculta", de 1971, em capítulo dedicado a imaginação simplifica sob ponto de vista funcional 4 propriedades de nossas habilidades mentais criativas:

1. Absortiva - habilidade de observar e de aplicar a atenção;
2. Retentiva - habilidade da memória em gravar e lembrar;
3. Raciocinativa - habilidade de analisar e julgar;
4. Criadora - habilidade de visualizar (ou ver mentalmente), prever e gerar ideias.


Há belos exemplos da atividade criadora usada com imaginação, um exemplo musical é Bizet, que nunca foi à Espanha, mas no entanto criou uma obra prima ao escrever a ópera Carmem e as duas suites que retratam a Espanha. Talvez, de tantos defeitos que o homem possui, a imaginação seja uma espécie de redenção, ou melhor, a única parte boa realmente, que pode ser a única coisa perfeita que se justifica a afirmação na Gênesis na semelhança entre Deus e o Homem. A imaginação é simplesmente perfeita!


Ainda falando de exemplos da capacidade imaginativa usada de forma criadora, não há coisa mais incrível que a invenção da gastronomia. O homem evoluiu de simples sementes e raízes, para pratos sofisticados e saborosos. Não foi pouco para se descobrir tudo que se pode comer e o que não pode, como plantar, colher, cozer, preparar, combinar, e até hoje ainda se descobre, pois a cada dia se inventam novos alimentos e formas de prepará-los.


Na nossa sociedade a imaginação geralmente é forçada a funcionar, gerando explosões de ideias novas e melhoramentos na ideia antigas, isso se deve em parte pois desde a entrada da concorrência no mercado produtivo o homem tem que produzir respostas criativas e rápidas. Além disso, quando diante de problemas a necessidade do esforço criador, como é o caso de epidemias, catástrofes, etc. Nesses casos o maior aliado da imaginação é a pesquisa, assim nascem inúmeros estudos científicos com o objetivo de resolver problemas.


Ainda falando do esforço criador, o séc. XXI tem se mostrado um dos maiores desafios da mente humana, pois os problemas globais são tantos que nesse momento crítico em que o mundo sofre com as consequências de outros inventos como a poluição, o aquecimento global, cidades superlotadas, etc. o homem tem a tarefa de usar a imaginação criadora para resolução dos mesmos. Assim vimos diversas hipóteses que foram formuladas para resolução dos problemas atuais, além de novas técnicas sendo usadas e um número cada vez maior de pesquisas sendo realizadas, um exemplo é a tecnologia verde, imaginada para diminuir o impacto da poluição no meio ambiente.


A imaginação é um tema muito amplo para se destrinchar, porém é fácil comprovar como é importante para o homem o pensamento criador para transformação do mundo e da sua vida. Portanto, seja na vida pessoal, financeira, em comunidade, etc. o homem precisa organizar esse mundo, contribuir e melhorá-lo a cada dia.


Conclusão


O valor de um homem deve medir-se pelo que dá e não pelo que recebe. Não se converta em um homem de sucesso senão num homem de valores. (Einstein)

"A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; - porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. - O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira as más do mau tesouro do seu coração, pois a boca fala do que está cheio o coração." [S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.] (Jesus)

Neste vídeo Terence Mckenna amplia ainda mais essa visão e fala sobre a imaginação como um receptor de informação proveniente de um espaço não-local da experiência que fazemos parte. Algo que se torna cada vez mais forte e presente ao longo do tempo.



Nenhum comentário: