É difícil falar de música quando se considera o mundo todo, todas as culturas, pois apesar de a música ter uma linguagem praticamente universal, os conceitos ocidentais se diferem muito dos pensamentos orientais, entretanto a música ocidental em busca de novidade começou incorporar elementos da música de todo o mundo, assim tornando-a verdadeiramente universal.
Classificar e explicar a música erudita de hoje não é tarefa fácil, pois embora literalmente música contemporânea* seja qualquer música contemporânea àquele que fala, tecnicamente é a música erudita dos séculos XX e XXI. Podemos mencionar duas escolas: a da Música de Vanguarda, que compreende sobretudo o experimentalismo; e as tendências neoclássicas e neo-românticas (chamadas "conservadoras"). Dentre as características a música contemporânea valoriza especialmente a inovação, a criatividade e a liberdade de interpretação. Tudo se iniciou com a música impressionista, de 1910 a 1920, dominada por compositores franceses como Ravel e Debussy, contudo há músicos no século XIX como Listz, Wagner, que trasncenderam o sistema tonal*, ou seja, começaram abrir portas para os rompimentos entre a tonalidade* apontando o caminho para a atonalidade*, e outros como Erik Satie que drasticamente quebra a estética da época. Nessa época era cada vez mais frequente a busca por novos, sons, novas formas e ritmos, assim temos exemplos de pesquisas notáveis dentre eles já no século XX podemos citar Carl Orff e Bèla Bártok.
Dos muitos tipos ou estilos, se seguem no decorrer do sèculo XX movimentos pró-música nova, assim do resultados desses movimentos podemos citar: Modernismo, Dodecafonismo, Serialismo, Minemalismo, Ecleticismo, Conceptualismo, Neo-classicismo, Poliestilismo, Tonalidade Pós-classicista, Música Eletrônica ou Eletroacústica, Experimentalismo, Improvisação Livre, Neo-Tonalismo, Neo-Romantismo, Nova Complexidade.
Alguns compositores e artistas do século XX por escola:
Modernistas
Thomas Adès, Harrison Birtwistle, Alexander Goehr, Magnus Lindberg, Gunther Schuller y Judith Weir.
Poliestilismo
Lera Auerbach, Luciano Berio, William Bolcom, Sofia Gubaidulina, Hans Werner Henze, George Rochberg, Arturo Rodas, Magaly Ruiz, Frederic Rzewski, Alfred Schnittke, Dmitri Silnitsky, Valentín Silvestrov, Ezequiel Viñao, Frank Zappa y John Zorn.
Conceptualismo
John Cage, Marcel Duchamp, Yves Klein, Piero Manzoni, Alvin Singleton
Philip Glass, John Adams, Steve Reich, Terry Riley, William Duckworth, Mikel Rouse,Roberto Carnevale, Glenn Branca
Michael Daugherty, Tan Dun.
Experimetalismo
George Crumb, Hermeto Paschoal
Ecleticismo
Frank Zappa, John Zorn.
Neotonalismo
John Corigliano, John Rutter, Arvo Pärt, Henryk Górecki , Astor Piazzolla, Pedro Iturralde, Manuel Alejandre, Juan J. Colomer, Román Alís.
Improvisação Livre
Evan Parker, Peter Brötzmann, Derek Bailey
Nova Complexidade
Richard Barrett, Brian Ferneyhough, Michael Finnissy
Música Spectral
Tristan Murail, Gérard Grisey, Shigeru Kan-no y Claude Vivier
Duas citações importantes:
- Karlheinz Stockhausen
Considerado um dos maiores compositores do final do século XX, com suas obras revoluciona a percepção de ritmo, melodia e harmonia. De suas obras mais ambiciosas destacam-se o quarteto de cordas com helicópteros, Helikopter-Streichquartett, (que é tocado com estes instrumentos mesmo: um quarteto de cordas e quatro helicópteros), parte integrante de um trabalho em desenvolvimento de mais de dez anos, e a ópera Licht baseada em textos sânscritos e budistas que tem suas partes distribuídas nos dias da semana
Interessante:
On the Transmigration of Souls de John Adams (uma obra coral memória das vítimas dos atentados de 11 de septiembre de 2001 ganhadora do Premio Pulitzer.
PIERRE BOULEZ
Penderecki pró tonalidade 2010
Mais Informações
MS (en espanhol)
http://es.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_cl%C3%A1sica_contempor%C3%A1nea
MC França
http://www.musiquecontemporaine.fr/
Centro de Investigação da Música Contemporânea Portuguesa
http://www.mic.pt/
Sussurro - Música Contemporânea Brasileira (em português)
http://sussurro.musica.ufrj.br/
Catálogo de Compositores (Inglês)
http://composers21.com/
2 comentários:
ADOREI O TEXTO. ESTOU PARTICIPANDO DE UM PROJETO DE MESTRADO E ESSE FOI O ÚNICO SITE QUE NÓS ENCONTRAMOS INFORMAÇÕES CONSISTENTES EM UM TEXTO BEM REDIGIDO.
p.s: OS DIREITOS AUTORAIS FORAM DEVIDAMENTE CITADOS
PARABÉNS PELO BLOG!!!
Oi, obrigado pelo comentário. O texto está médio, não tinha a intenção de ser uma artigo acadêmico, mas fico feliz por ter ajudado! Abraços!
Wagner Ortiz
Postar um comentário