sábado, 21 de maio de 2011

Música contemporânea

É difícil falar de música quando se considera o mundo todo, todas as culturas, pois apesar de a música ter uma linguagem praticamente universal, os conceitos ocidentais se diferem muito dos pensamentos orientais, entretanto a música ocidental em busca de novidade começou incorporar elementos da música de todo o mundo, assim tornando-a verdadeiramente universal. 

Classificar e explicar a música erudita de hoje não é tarefa fácil, pois embora literalmente música contemporânea* seja qualquer música contemporânea àquele que fala, tecnicamente é a música erudita dos séculos XX e XXI. Podemos mencionar duas escolas: a da Música de Vanguarda, que compreende sobretudo o experimentalismo; e as tendências neoclássicas e neo-românticas (chamadas "conservadoras"). Dentre as características a música contemporânea valoriza especialmente a inovação, a criatividade e a liberdade de interpretação. Tudo se iniciou com a música impressionista, de 1910 a 1920, dominada por compositores franceses como Ravel e Debussy, contudo há músicos no século XIX como Listz, Wagner, que trasncenderam o sistema tonal*, ou seja, começaram abrir portas para os rompimentos entre a tonalidade* apontando o caminho para a atonalidade*, e outros como Erik Satie que drasticamente quebra a estética da época. Nessa época era cada vez mais frequente a busca por novos, sons, novas formas e ritmos, assim temos exemplos de pesquisas notáveis dentre eles já no século XX podemos citar Carl Orff e Bèla Bártok.

Dos muitos tipos ou estilos, se seguem no decorrer do sèculo XX movimentos pró-música nova, assim do resultados desses movimentos podemos citar: Modernismo, Dodecafonismo, Serialismo, Minemalismo, Ecleticismo, Conceptualismo, Neo-classicismo, Poliestilismo, Tonalidade Pós-classicista, Música Eletrônica ou Eletroacústica, Experimentalismo, Improvisação Livre, Neo-Tonalismo, Neo-Romantismo, Nova Complexidade.


Alguns compositores e artistas do século XX por escola:


Modernistas
Thomas AdèsHarrison BirtwistleAlexander GoehrMagnus LindbergGunther Schuller y Judith Weir.




Poliestilismo
Lera AuerbachLuciano BerioWilliam BolcomSofia GubaidulinaHans Werner HenzeGeorge RochbergArturo RodasMagaly RuizFrederic RzewskiAlfred SchnittkeDmitri SilnitskyValentín SilvestrovEzequiel ViñaoFrank Zappa y John Zorn.



Conceptualismo
John CageMarcel DuchampYves KleinPiero ManzoniAlvin Singleton




Minimalismo e Posminimalismo
Philip GlassJohn AdamsSteve ReichTerry RileyWilliam DuckworthMikel Rouse,Roberto CarnevaleGlenn Branca


Tonalidade Pós-classicista
Michael DaughertyTan Dun.




Experimetalismo
George Crumb, Hermeto Paschoal



Ecleticismo
Frank Zappa, John Zorn.





Neotonalismo
John CoriglianoJohn RutterArvo PärtHenryk Górecki , Astor PiazzollaPedro IturraldeManuel AlejandreJuan J. ColomerRomán Alís.




Improvisação Livre
Evan Parker, Peter Brötzmann, Derek Bailey





Nova Complexidade
Richard BarrettBrian FerneyhoughMichael Finnissy






Música Spectral
Tristan MurailGérard GriseyShigeru Kan-no y Claude Vivier





Duas citações importantes:



Karlheinz Stockhausen
Considerado um dos maiores compositores do final do século XX, com suas obras revoluciona a percepção de ritmo, melodia e harmonia. De suas obras mais ambiciosas destacam-se o quarteto de cordas com helicópteros, Helikopter-Streichquartett, (que é tocado com estes instrumentos mesmo: um quarteto de cordas e quatro helicópteros), parte integrante de um trabalho em desenvolvimento de mais de dez anos, e a ópera Licht baseada em textos sânscritos e budistas que tem suas partes distribuídas nos dias da semana
Interessante:
On the Transmigration of Souls de John Adams (uma obra coral memória das vítimas dos atentados de 11 de septiembre de 2001 ganhadora do Premio Pulitzer.

PIERRE BOULEZ



FRED FRITH, Guitarrista



Penderecki pró tonalidade 2010





Mais Informações


MS (en espanhol)
http://es.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_cl%C3%A1sica_contempor%C3%A1nea


MC França
http://www.musiquecontemporaine.fr/

Centro de Investigação da Música Contemporânea Portuguesa
http://www.mic.pt/

Sussurro - Música Contemporânea Brasileira (em português)
http://sussurro.musica.ufrj.br/


Catálogo de Compositores (Inglês)
http://composers21.com/



2 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI O TEXTO. ESTOU PARTICIPANDO DE UM PROJETO DE MESTRADO E ESSE FOI O ÚNICO SITE QUE NÓS ENCONTRAMOS INFORMAÇÕES CONSISTENTES EM UM TEXTO BEM REDIGIDO.
p.s: OS DIREITOS AUTORAIS FORAM DEVIDAMENTE CITADOS

PARABÉNS PELO BLOG!!!

Anônimo disse...

Oi, obrigado pelo comentário. O texto está médio, não tinha a intenção de ser uma artigo acadêmico, mas fico feliz por ter ajudado! Abraços!
Wagner Ortiz