sexta-feira, 20 de maio de 2011

Flautistas e o Quarteto


FLAUTUTTI

Modernizando o choro com a composição "Chorando em Santos"


A flauta é um instrumento de grande importância na música brasileira, pois através do grande flautista Antonio Callado a música brasileira genuína começa a tomar formas. A partir do fim do segundo império, a polca europeia executada na corte foi somada ao Lundu dos negros escravos e deu origem ao choro (maxixe), uma forma sincopada que mais tarde originou o samba, um dos ritmos mais presentes desde o começo do século até os dias de hoje. Nesse meio, a flauta esteve presente em todos os momentos da nossa música, embelezando arranjos memoráveis, e quando não, sendo o principal instrumento das canções. Assim, quem não se lembra de Flor Amorosa de Antonio Callado; Primeiro Amor de Pattapio Silva; Carinhoso, Lamento, 1X0 e Vou Vivendo de Pixinguinha e Benedito Lacerda. A flauta é instrumento importante na introdução de Ponteio de Edu Lobo e Capinam tocada por Hermeto Paschoal nos festivais da Canção; nas músicas de Tom Jobim, na música de Luis Gonzaga representada pelo Quinteto Violado, além de ser tocada com genialidade pelos solistas Altamiro Carrilho e Copinha e tantas outras contribuições. 

Desta maneira o grupo Flauttutti presta uma homenagem a este instrumento utilizando uma formação de quatro flautas para exaltar belas canções do nosso cancioneiro popular, além de composições próprias.

O FLAUTUTTI nasceu no fim de 2010 da paixão em comum de amigos flautistas, músicos influentes em jazz, MPB, choro e erudito, ambos multi-instrumentistas, arranjadores e compositores. A ideia partiu de Edu Moreno, flaustista-saxofonista e compositor, que partiu de uma velha amizade com Roberto Dessordi, flautista-saxofonista. A terceira flauta veio depois de um achado inusitado no Youtube, onde Edu achou um velho conhecido, o flautista e compositor Wagner Ortiz, feito o convite faltava a quarta, que veio por mais uma coincidência, pois semanas antes Ortiz tinha conhecido Eber Cardozo, flautista-saxofonista-cavaquinista, que fechou o quarteto. Assim, graças ao inusitado, surgiu o grupo com a proposta contemporânea para execução de uma nova música instrumental para flautas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa para a composição e arranjos de forma a valorizar os ritmos brasileiros, sobretudo o Choro do Século XXI, mantendo algumas tradições dos clássicos do séc. XX.

Eber Cardozo






Roberto Dessordi

Wagner Ortiz 
Edu Moreno

Instrumentação:
Wagner Ortiz _______flauta em dó 
Eber Cardozo________flauta em dó 
Roberto Dessordi___flautas em dó e sol 
Edu Moreno_________flautas em dó e flauta baixo 

Apoio de base: 
Contrabaixo e percussão


Clássico Carinhoso




Nenhum comentário: