domingo, 2 de fevereiro de 2014

Novelas, Tabus e Música: Comentário sobre Amor à Vida




Novelas, Tabus e Música

Comentário sobre Amor à Vida




A novela (novela literária) surgiu na literatura como um texto narrativo com economia de recursos narrativos e com grande apresentação de diálogos, alguns dizem que é um gênero intermediário ao romance e conto. A novela geralmente apresenta os traços básicos da narrativa, traz uma situação inicial das personagens, depois é baseada num conflito entre elas, depois segue ao clímax e seu foco é como se dá o desfecho. Teoricamente diz-se originar em Boccaccio, com DECAMERON, mas o fato é que esse gênero foi ganhando popularidade e se entendeu para outras mídias, ou seja, foram adaptadas como fotonovelas, radionovelas e telenovelas.

No século XX as novas formas de novelas se tornaram programas preferidos do público feminino. Quem apreciava ganhava má fama, o famoso noveleiro, sinônimo de "quem não tem nada para fazer", "coisa fútil", isso por serem longas e apresentadas em capítulos diários, as vezes alongadas demais, então quem se dedicava a acompanhá-las perdia bastante tempo. Porém, a qualidade dos temas , por vezes, eram muito pobres, toscos e banais, ou tabus e polêmicos apresentados de maneira que em nada acrescentava ao espírito humano, sendo assim traziam alienação, e nos últimos anos acelerou a inversão de valores.

Os tabus e temas polêmicos foram ganhando cada vez mais destaque em telenovelas, já que alimentavam o conflito das personagens, assim nos últimos anos os mais variados temas foram escritos, desde denuncias e críticas sócio-político-religiosas como em Dias Gomes, como a pura ficção e divertimento de alguns autores. Surgiram também os mais diversos tipos de campanhas, pois a alta audiência propiciava alcance garantido da mensagem.

No ar na última sexta-feira (31/01), foi apresentado pela GLOBO o capítulo final da novela de Walcyr Carrasco, Amor á vida. Os temas apresentados foram variados, a ideia principal era de que todos tem direito à vida, "o mundo é para todos", como declarou no site Gshow.

Enquanto todos comentavam e vibravam a cena final do beijo de Félix (Mateus Solano) e Nico (Tiago Fragoso), devido a quebra de paradigmas em teledramaturgia, escapou talvez, ou foi menos comentada, a cena memorável de Félix (filho) e César (Antonio Fagundes). A trajetória de ódio entre pai e filho, gerado do orgulho e diferença de ambos, surge com uma lição em 221 capítulos, um aprendizado de tolerância, humildade e perdão, alertando ainda para a Lei de Causa e Efeito e que devemos voltar nossos sentimentos e forças para o próximo. As cenas finais, requintada de fotografia, excelente, parafraseando Miguelangelo, uma espécie de César e Brutus ao contrário, foi transmissora de sentimentos nobres e concretizadora de valores importantes para a sociedade: a tolerância, a família e o amor.

Ainda que tenha escapado à cena final, deslizou-se muito mais sobre música final, praticamente ninguém escreveu uma linha sequer. Essa dádiva de música que foi responsável pela atmosfera singela que comoveu tantas pessoas, uma raridade dessas só será ouvida na Globo daqui um século. A obra prima se trata do Adagietto, que é o II movimento da Sinfonia n°5 de Gustav Mahler. Não há informações se foi o autor quem decidiu usá-la, mas foi feliz, muito feliz e soberano na escolha. A única gafe da equipe em relação à música foi não tê-la tocado na íntegra, foi cortada abruptamente, já que tem de oito a doze minutos de duração.

A comoção da cena com música foi forte, mas como não podia deixar de acontecer, para se lembrar que isso acontecia na GLOBO, coisa horrenda foi estar "anestesiado", como declarou o ator Tiago Fragoso, e levar um susto, por "tal êxtase" ser seguido do horrendo e medonho BBB. Tal contraste chega a dar crise de pavor!



Wagner Ortiz
http://homolitteras.blogspot.com.br/

Adagietto, II movimento da Sinfonia n°5 de Gustav Mahler,
Lucerne Festival 2004, Claudio Abbado, 26.VI.1933 - 20.I.2014
http://youtu.be/bYjRI1LC-X0

Outras informações:

http://gshow.globo.com/novelas/amor-a-vida/Fique-por-dentro/noticia/2014/01/final-cesar-aceita-felix-e-vive-sob-os-cuidados-do-filho-e-de-niko.html

Nenhum comentário: