Quarteto Benetiz






BENETIZ


O duo Benetiz, flauta e violão, nasceu em 2002 da paixão em comum de amigos pela música popular brasileira. Desde então, houve o aprofundamento por meio de pesquisas com a finalidade de produzir arranjos modernos, próprios e sofisticados que experimentassem o diálogo entre o erudito e o popular. Dessa forma, explorar o choro, a bossa-nova e outros estilos, repensando o antigo e o novo.


O duo procurou os novos timbres referentes à formação do duo, incorporando então à produção artística os conceitos de autores contemporâneos. Dessa maneira, nasceu uma respeitada concepção musical que traduz a música popular e erudita de forma original, com a doçura lírica do erudito, mas sem deixar o balanço brasileiro, explorando dessa forma, um leque amplo de ritmos como: Samba, Modinha, Bossa Nova, Valsa, Blues, Baião, Choro, etc. 


A proposta do Duo Benetiz é a de realizar uma transição por ritmos de todo o Brasil, que, como representativos inquestionáveis da ampla e rica paisagem sonora da cultura nacional, justificam todo o projeto e o tratamento erudito. Hoje o Duo Bentiz conta com o apoio dos músicos Bebê do Goes, percussão geral, e, Éber Cardozo, cavaco e sax soprano.





WAGNER ORTIZ - FLAUTA


Wagner Ortiz, Santo André, flautista, compositor, professor e poeta iniciou os estudos com o maestro Valdir Peruzetto, depois realizou estudos em flauta na Universidade Livre de Música – Tom Jobim sob orientação do mestre Marcos Kiehl. Iniciou os estudos em composição como auto-didata, posteriormente foi orientado pelo maestro alemão H.J. Koellreutter e o prof. Sérgio Villafranca. Com o maestro Marcos Murilo de Almeida Passos fez lições de harmonia funcional e estética da MPB. Também realizou estudos sobre a música folclórica brasileira com maestro Ubiratan Sousa e canto Lírico com Solange Gonçalves. 

Como flautista atuou com o quinteto de sopros da ULM, com a Camerata de Choro de Santo André, com o Grupo Memória Brasileira (Choro), Confraria do Choro, entre outros. Com o duo Acronon, formado com o pianista Sérgio Villafranca, excursionou acompanhado pelo maestro Koellreutter por várias cidades do Brasil realizando uma série de workshops e concertos. 

Participou e gravou: CD ACRONON de Koellreutter, lançado pelo selo Documenta; CD Rapaziada Brás executado por seu regional (selo Laser) e Bruxaria de Ubiratan Sousa (independente), Ave Biné (Governo do Maranhão). Tocou ao lado das personagens da música como: Luizinho 7 cordas, Armandinho, Carrasqueiras, Joca 7 cordas, Koellreutter, Sérgio Burgani, Grupo Sujeito a Guincho e Madeira de Vento, Sebastião Tapajós, Danilo Brito, Otinilo Pacheco, Ian Guest, Guinga, entre outros. 

Como professor lecionou flauta transversal na Universidade Livre de Música - Tom Jobim-SP, em oficinas de chorinho na cidade de Santo André e São Bernardo do Campo e em outras instituições. Foi um dos fundadores do ponto de cultura, Clube do Choro de São Bernardo do Campo, que contribui com a plataforma digital, Videoteca, para registro de grupos de choro da região em HD Vídeo. 

Como compositor escreveu uma centena de obras eruditas e populares dentro concertos, sonatas, etc. Suas composições já foram executadas no Brasil e Europa por grupos importantes como: Poe Trio Brasilis, Sujeito a Guincho, Madeira de Vento, Quinteto ULM, Confraria do Choro, Chorões do ABC, entre outros. 

Atualmente (2013) leciona língua portuguesa e literatura para ensino fundamental II e médio. Realiza shows e concerto com o Grupo Benetiz, formado com Evandro Bene, Éber Cardozo e Bebê do Goes. Integra o quarteto de flautas Flaututti é arranjador do quarteto Quadrisax. Como poeta e escritor publica no blog: www.homolitteras.blogspot.com 


EVANDRO BENE – VIOLÃO Músico paulista, violonista e cantor. Formado pela Universidade Livre de Música (ULM) e Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Estudou harmonia e arranjo com o Maestro Marcos Murillo e improvisação com Ulisses Rocha (UNICAMP). Apresentou-se em vários teatros e casas noturnas, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, nos Festivais da Universidade Livre De Música e Festival Choro de SBC, etc. Tem atuação diversificada, além de apresentações solo, interpreta repertório vocal e instrumental, acompanha cantores e formações instrumentais. 

Quanto à carreira docente, participa como professor de violão do projeto Escola de Choro Garoto de São Bernardo do Campo, além de ministrar workshops, oficinas e atuar como professor particular de violão, guitarra e teoria musical. 

Gravou quatro CDs: Em 2002, “Seara” (Violão Solo) e “Duo MPB” (com a cantora Roseli Fernandes). Em 2003, por encomenda da loja Casa Laranjeira, o CD “Coração Brasileiro” e em 2005 o CD solo “Viagem”. 

Atualmente, integra os grupos: Duo Benetiz, Grupo Doente do pé (dançante: samba-rock, gafieira) e Grupo Sonata ao Luar (serenatas) na qual faz arranjos e direção musical.

EBER CARDOZO 

Multi-instrumentista (cavaco, bandolim, sax tenor, alto e soprano, flauta, percussão) e compositor, formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul no curso de saxofone. Além do saxofone tem como instrumentos de trabalho a Flauta, o Cavaquinho e o Bandolim. Atua como músico instrumentista acompanhando artistas como: Virgínia Rosa, Eugênia Melo e Castro, Grazzy Brasil, Graça Braga, Verônica Ferriani e também como integrante de diversos grupos de música instrumental da grande São Paulo ( Atrium Jazz Band, Quarteto Flaututti, Octeto Carambolá e participações em outros grupos como free lancer).


 BEBÊ DO GOES - Iniciou seu contato com a música nas rodas de samba, e logo passou a estudar percussão no Abaçai onde teve o contato com a cultura popular e os ritmos afro-brasileiros. Desde então começou acompanhar diversos cantores participando de projetos musicais como o Clube Cauibi e o Canja com Canja. Em 2005 participou do festival da TV cultura acompanhando o cantor Max Gonzaga. Atuou também acompanhando artistas como: Zé Rodrix, Tavito, Patrícia Marx e Germano Matias entre outros. Em 2010 percorreu alguns estados em turnê com o quarteto vocal “A quatro vozes” Participou do documentário sobre a vida de Valdir de Azevedo com o cavaquinista Canhotinho (Demônios da Garoa)


Grupo Benetiz, folder: Foto: Grupo em SESC Ipiranga 


Duo Benetiz


Repertório:
Releitura de Doce de Coco, Jacob do Bandolim (arr. Wagner Ortiz)
Barroco and Blue, Claude Bolling (adaptação de Wagner Ortiz)
Saindo dos Trilhos, Wagner Ortiz
Centopeia, Wagner Ortiz
Duas Contas, Garoto (arr. Wagner Ortiz)
Bachianas Brasileiras nº 2 - Villa-Lobos
Todo Sentimento, Chico Buarque e Cristovão Bastos (arr. Wagner Ortiz e Evandro Bene)
Bebê e Títulos de Nobreza, Hermeto Paschoal e João Bosco (arr. Wagner Ortiz)
Primeiro Amor e João e Maria, Pattapio Silva e Sivuca (arr. Wagner Ortiz e Evandro Bene)
Lembrando Pixinguinha e Diamante Verdadeiro, J.Moacir e Caetano Veloso ( arr. W.O)
Choro de Hoje, Wagner Ortiz
Chamego, Wagner Ortiz
Sonata K 526, Mozart (adp W.O)
Sonatina, Clementi (adp. W.O)
Sonatina em Ré, Radamés Gnatalli 9adp. W.O)
Descendo a Serra com Bach, Pixinguinha e Bach (co. W.O)
Zinha e Margarida, Patapio Silva
Outros Clássicos do Choro e MPB


Contato


YOUTUBE
No Clube do Choro de São Bernardo do Campo

https://www.youtube.com/watch?v=LRr6ygrolPU

https://youtu.be/UEeoHU2RFgM

https://www.youtube.com/watch?v=DquTEbhz8Pw









Apresentação no Evento do Sarau a Tempo, Estação Jovem- SCS










Nenhum comentário: