Bio Wagner Ortiz

· Professor de Música
· Flautista- Compositor - Poeta
· Professor de Língua Portuguesa e Literatura
· Arte-Educador (Oficineiro)










Formação Acadêmica

· Licenciatura Plena em Letras: Inglês, Português e Respectivas Literaturas pela Faculdade Editora Nacional (FAENAC) – SCS.

· Trabalho de Conclusão de Curso: Estudo léxico-semântico em comunidades evangélicas: a compreensão de um microcosmo linguístico.


Formação Complementar

• 2006 - 2007 : Curso Livre - Canto Lírico, sob orientação da prof. Solange Gonçalves;

· 1998 – 2001 : Curso Livre - Estética da Música Popular e Folclórica Brasileiras, prof. Ubiratan Sousa;

· 1997 – 2000 : Curso Livre - Composição e estética com maestro alemão Hans Joachim Koellreutter;

· 1996 – 2001 : Curso Livre - Música de câmara e estética da música do séc. XX: prof. Sérgio Villafranca;

· 1995 – 1999 : Curso Livre - Música Popular, Harmonia Funcional e Estética: Maestro Marcos Murillo Almeida Passos;

· 1993 – 1999 : Universidade Livre de Música Tom Jobim – SP: prof. Marcos Kiehl, flauta transversal e respectivas teorias e práticas;

· I Sábado Cultural do Curso de Letras da FAENAC;

· II Sábado Cultural do Curso de Letras da FAENAC;

· I Ciclo de Temas Educacionais: Língua Portuguesa – FAENAC;

· Literatura e violência: Encontro com escritores. – 10 h - Centro Cultural São Paulo;

· Estágio supervisionado de 40 horas na área de educação no ensino fundamental II – Língua Portuguesa e Língua Inglesa, referente ao 4º semestre; totalizando 80 horas;

· Palestra AE - Machado de Assis: O conto em Machado de Assis – 4h – Albert Einstein

· Atuante na palestra com arte-educador H.J. Koellreutter – 3h -Universidade Livre de Música

· Atuante na palestra com arte-educador H.J.Koellreutter – 3h - UNESP – Ipiranga

· Atuante na palestra com arte-educador H.J Koellreutter – 3h – CM Piracicaba

· Atuante na palestra com arte-educador H.J Koellreutter – 3h – Universidade Estadual de Londrina

· A História do Povo Árabe com Prof. Dr. S. Nasseri – 3h - Centro de Estudos IAB;

· Debate: Oito exercícios em arte contemporânea – 3h -Centro Cultural São Paulo;

· Oficina de Animação – 3h - Centro Cultural;

· Semana da Pedagogia: Arte em papel – 3h – FAENAC;

· Palestra com Geraldo Sargentin: A Influência da Internet na Língua Portuguesa - 3h - FAENAC;



Release Artístico
Wagner Ortiz, flautista, compositor, professor e poeta iniciou os estudos com o maestro Valdir Peruzetto e Gilberto dos Santos, depois realizou estudos em flauta na Universidade Livre de Música – Tom Jobim sob orientação do mestre Marcos Kiehl. Iniciou os estudos em composição como auto-didata, posteriormente foi orientado pelo maestro alemão H.J. Koellreutter e o prof. Sérgio Villafranca. Com o maestro Marcos Murilo de Almeida Passos fez lições de harmonia funcional e estética da MPB. Também realizou estudos sobre a música folclórica brasileira com maestro Ubiratan Sousa e canto Lírico com Solange Gonçalves. 


Como flautista atuou com o quinteto de sopros da ULM, com a Camerata de Choro de Santo André, com o Grupo Memória Brasileira (Choro), Confraria do Choro, entre outros. Com o duo Acronon, formado com o pianista Sérgio Villafranca, excursionou acompanhado pelo maestro Koellreutter por várias cidades do Brasil realizando uma série de workshops e concertos.


Participou e gravou: CD ACRONON de Koellreutter, lançado pelo selo Documenta; CD Rapaziada Brás executado por seu regional (selo Laser) e Bruxaria de Ubiratan Sousa (independente), Ave Biné (Governo do Maranhão). Tocou ao lado das personagens da música como: Luizinho 7 cordas, Armandinho, Carrasqueiras, Joca 7 cordas, Koellreutter, Sérgio Burgani, Grupo Sujeito a Guincho e Madeira de Vento, Sebastião Tapajós, Danilo Brito, Otinilo Pacheco, Ian Guest, Guinga, entre outros.


Como professor lecionou flauta transversal na Universidade Livre de Música - Tom Jobim-SP, em oficinas de chorinho na cidade de Santo André e São Bernardo do Campo e em outras instituições. Foi um dos fundadores do ponto de cultura, Clube do Choro de São Bernardo do Campo, que contribui com a plataforma digital no Youtube para registro de grupos de choro da região em HD Vídeo.


Como compositor escreveu uma centena de obras eruditas e populares dentro concertos, sonatas, etc. Suas composições já foram executadas no Brasil e Europa por grupos importantes como: Poe Trio Brasilis, Sujeito a Guincho, Madeira de Vento, Quinteto ULM, Confraria do Choro, Chorões do ABC, entre outros.


Atualmente (2013) leciona língua portuguesa e literatura para ensino fundamental II e médio. Realiza shows e concerto com o Grupo Benetiz, formado com Evandro Bene, Éber Cardozo e Bebê do Goes. Integra o quarteto de flautas Flaututti é arranjador do quarteto Quadrisax. Como poeta e escritor publica no blog: www.homolitteras.blogspot.com


Idiomas

· Inglês e Espanhol

Síntese de Qualificações

· Idoneidade no relacionamento humano;
· Desenvoltura em pesquisa e organização de dados complexos;
· Destreza no manuseio de novas tecnologias: Outlook, Internet, Word, Excel e Power Point, etc.;
· Maestro de coro, compositor, poeta, escritor, violonista, flautista.
· Linguista, Semioticista e Lexicógrafo


Experiência Profissional
2008-2011

Governo do Estado de São Paulo
Professor Ensino Fundamental II e Médio
L. Portuguesa, Inglês, Literatura

· Docência em língua portuguesa, língua inglesa, literatura e projetos
· Eventual e OFAS


2004 -2006
Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
Arte- Educador, Oficineiro


· Elaboração de projeto e plano de ensino;
· Docência em flauta transversal e doce; teoria musical e prática de conjunto;
· Organização de Eventos e Concertos;
· Realização de Palestras e Oficinas;
· Redação de relatórios e produção de material didático.

1998-2003

Governo do Estado de São Paulo “Universidade Livre de Música” SP

· Elaboração de projeto e plano de ensino;
· Docência em flauta transversal; teoria musical e prática de conjunto;
· Organização de Eventos e Concertos;
· Realização de Palestras e Oficinas;
· Redação de relatórios e produção de material didático.
· Realização de Concertos;
· Elaboração de Cursos Livres e de Férias;


Atividades Adicionais

· Palestrante: Música: Ferramenta no Ensino de Língua Portuguesa – FAENAC

· Palestrante: Música e Língua Portuguesa: Uma Ferramenta para o Ensino – Dia do Ensino Responsável – FAENAC

· Palestrante: I Sábado Cultural do Curso de Letras da FAENAC com a apresentação: A música do século XX

· Palestrante: II Sábado Cultural do Curso de Letras da FAENAC com a apresentação da Palestra: A História do Choro

· Concerto comentado com arte-educador H.J. Koellreutter – 3h -Universidade Livre de Música

· Concerto comentado com arte-educador H.J.Koellreutter – 3h - UNESP – Ipiranga

· Concerto comentado com arte-educador H.J Koellreutter – 3h – CM Piracicaba

· Concerto comentado com arte-educador H.J Koellreutter – 3h – Universidade Estadual de Londrina

· Amostra de Música Contemporânea na Pinacoteca do Estado de São Paulo com Sérgio Villafranca;

· Registro de mais de 100 composições musicais (concertos, sonatas, quartetos, etc.)


Publicações

· Trabalhos no Youtube : http://www.youtube.com/watch?v=8ZirF9RRPNg

· Trabalho Literário e Artigos: www.homolitteras.blogspot.com

· Ebook Poesias e Prosas em: www.sitedepoesias.com.br/poetas/WagnerOrtiz

· Koellreutter por Duo Acronon: CD, Selo Documenta 2000 http://www.poesiaconcreta.com.br/disco_view.php?id=25

· Ubiratan Sousa: CD Bruxaria 2002, selo Independente http://www.musicexpress.com.br/artista.asp?artista=15

· Feitiço do Choro: CD Rapaziada do Brás 2001 – Selo Laser

· Método para Flauta Transversal – Edição Espiral ULM

· Livro Infantil Meus Duetos – Edição Especial ULM

· Anais Faenac: Dicionário do “Crentês”/ Estudo Léxico-Semântico em Comunidades Evangélicas: www.4shared.com/document/pQSDQBt3/Wagner_Ortiz_-_Estudo_lexico_se.html
· E-Sheets disponíveis em: www.free-score.com





Rol de Projetos e Palestras Para Execução


1 -Projeto Arte Contextualizada - Construindo Cidadania e Autonomia

Trata-se de um projeto interdisciplinar para alunos de ensino fundamental II e ensino médio voltado às artes em geral. A estrutura é baseada na contextualização da arte para construção da visão de mundo, espírito crítico, cidadania e autonomia. Assim, por meio da apreciação de objetos artísticos se incentiva à produção consciente de texto e obras artísticas tais como: desenhos, poesia, pintura, redação sobre diversos temas e fotografia.

http://www.4shared.com/file/218693934/ef3b44b8/Wagner_Ortiz_-_Projeto_Arte_Co.html ( 77K - para download)

2 - Projeto Formação de Ouvintes Musicais: Aprender a ouvir música

Trata-se de um projeto de educação musical não-tradicional voltado a jovens e adultos que visa formar melhores ouvintes para concertos, óperas, música experimental, música instrumental e música popular de qualidade. A estrutura é baseada na “história da música ouvida” para ampliar a visão de mundo musical. Acredita-se que com a apresentação de obras artísticas sob constante mediação do professor, seja possível a contextualização das obras para audição consciente e responsável, permitindo a crítica do objeto que lhe é apresentado.

http://www.4shared.com/document/2JcEQO_g/Wagner_Ortiz_-_Projeto_Formacao_.html (44K - para download)


3 - Palestra – Música na Escola: Como iniciar projetos e aulas

Com a palestra se discute a exigência que surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica, como preparar as aulas, como adquirir material, etc. Quais os objetivos, e quais caminhos para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e da integração dos alunos por meio da música.


4 - Palestra - Música e Língua Portuguesa: Uma Ferramenta para o Ensino

Discute e analisa o uso da música como veículo de cultura e como deve ser usada para auxiliar no ensino.

5- Palestra - A música do século XX: visão geral do papel da música contemporânea

Discute e analisa a tragetória da música erudita até os dias de hoje, qual papel da novas técnicas e como compreender a música produzida no século XX.


6- Palestra - História do Choro: da polca ao chorinho brasileiro do séc. XXI

Discussão e análise do choro como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Definir com precisão a origem do Choro e suas novas tendências.

7-Palestra – Fala Varão: Linguagem de grupo dos evangélicos

Discute e analisa a linguagem de grupo falada em algumas comunidades evangélicas chamada de “crentês” ou, “evangeliquês”. Exposição do dicionário das gírias, jargões, linguagem especial, linguagem técnica, tabus e citações usadas pelos grupos na comunicação diária. O estudo foi dividido em quatro partes: coleta dos vocábulos; levantamento histórico e sociológico; análise semiótica do discurso sob escola Greimasiana e estudo lexicográfico.