Bio Wagner Ortiz


· Professor de Música
· Flautista- Compositor - Poeta
· Professor de Língua Portuguesa e Literatura
· Arte-Educador (Oficineiro)


· Licenciatura Plena em Letras: Inglês, Português e Respectivas Literaturas pela Faculdade Editora Nacional – SCS.
Formação Complementar
· 1993 – 1999 : Universidade Livre de Música Tom Jobim – SP: prof. Marcos Kiehl, flauta transversal e respectivas teorias e práticas;

Release Artístico



Wagner Ortiz, flautista, compositor, professor e poeta iniciou os estudos com o maestro Valdir Peruzetto e Gilberto dos Santos, depois realizou estudos em flauta na Universidade Livre de Música – Tom Jobim sob orientação do mestre Marcos Kiehl. Iniciou os estudos em composição como auto-didata, posteriormente foi orientado pelo maestro alemão H.J. Koellreutter e o prof. Sérgio Villafranca. Com o maestro Marcos Murilo de Almeida Passos fez lições de harmonia funcional e estética da MPB. Também realizou estudos sobre a música folclórica brasileira com maestro Ubiratan Sousa e canto Lírico com Solange Gonçalves. 


Como flautista atuou com o quinteto de sopros da ULM, com a Camerata de Choro de Santo André, com o Grupo Memória Brasileira (Choro), Confraria do Choro, entre outros. Com o duo Acronon, formado com o pianista Sérgio Villafranca, excursionou acompanhado pelo maestro Koellreutter por várias cidades do Brasil realizando uma série de workshops e concertos. 

Participou e gravou: CD ACRONON de Sérgio Villafranca, lançado pelo selo Documenta; CD Rapaziada Brás executado por seu regional (selo Laser) e Bruxaria de Ubiratan Sousa (independente), Ave Biné (Governo do Maranhão). Tocou ao lado das personagens da música como: Luizinho Amorim, Canhotinho, Carrasqueiras, Dioraci e Carlos Moura (7 cordas), Koellreutter, Sérgio Villafranca, Sérgio Burgani, Grupo Sujeito a Guincho, Sebastião Tapajós, Danilo Brito, Otinilo Pacheco, Ian Guest, Guinga, entre outros. 


Como professor lecionou flauta transversal na Universidade Livre de Música - Tom Jobim-SP, em oficinas de chorinho na cidade de Santo André e São Bernardo do Campo e em outras instituições. Foi um dos fundadores do ponto de cultura, Clube do Choro de São Bernardo do Campo, que contribui com a plataforma digital no Youtube para registro de grupos de choro da região em HD Vídeo.


Como compositor escreveu uma centena de obras eruditas e populares dentro concertos, sonatas, etc. Suas composições já foram executadas no Brasil e Europa por grupos importantes como: Poe Trio Brasilis, Sujeito a Guincho, Madeira de Vento, Quinteto ULM, Confraria do Choro, Chorões do ABC, Rogério Wolf, entre outros. 


Atualmente leciona língua portuguesa e literatura. Fundou uma Coeditora que tem por objetivo imprimir livros de autores marginais em baixas tiragens. Mantem o duo com o pianista José Artur e um grupo de choro tradicional. Como poeta e escritor publica no blog: www.homolitteras.blogspot.com


Publicações

· Trabalhos no Youtube : http://www.youtube.com/watch?v=8ZirF9RRPNg

· Trabalho Literário e Artigos: www.homolitteras.blogspot.com

· Koellreutter por Duo Acronon: CD, Selo Documenta 2000 http://www.poesiaconcreta.com.br/disco_view.php?id=25

· Ubiratan Sousa: CD Bruxaria 2002, selo Independente http://www.musicexpress.com.br/artista.asp?artista=15

· Feitiço do Choro: CD Rapaziada do Brás 2001 – Selo Laser

Odeon, faixa

· Anais Faenac: Dicionário do “Crentês”/ Estudo Léxico-Semântico em Comunidades Evangélicas: www.4shared.com/document/pQSDQBt3/Wagner_Ortiz_-_Estudo_lexico_se.html


· E-Sheets disponíveis em: www.free-score.com


· FACES, Coletânea de poemas 2019. 1ª Ed. Homolitteras, Wagner Ortiz, 2019




Rol de Projetos e Palestras Para Execução

1 -Projeto Arte Contextualizada - Construindo Cidadania e Autonomia

Trata-se de um projeto interdisciplinar para alunos de ensino fundamental II e ensino médio voltado às artes em geral. A estrutura é baseada na contextualização da arte para construção da visão de mundo, espírito crítico, cidadania e autonomia. Assim, por meio da apreciação de objetos artísticos se incentiva à produção consciente de texto e obras artísticas tais como: desenhos, poesia, pintura, redação sobre diversos temas e fotografia.

http://www.4shared.com/file/218693934/ef3b44b8/Wagner_Ortiz_-_Projeto_Arte_Co.html ( 77K - para download)

2 - Projeto Formação de Ouvintes Musicais: Aprender a ouvir música

Trata-se de um projeto de educação musical não-tradicional voltado a jovens e adultos que visa formar melhores ouvintes para concertos, óperas, música experimental, música instrumental e música popular de qualidade. A estrutura é baseada na “história da música ouvida” para ampliar a visão de mundo musical. Acredita-se que com a apresentação de obras artísticas sob constante mediação do professor, seja possível a contextualização das obras para audição consciente e responsável, permitindo a crítica do objeto que lhe é apresentado.

http://www.4shared.com/document/2JcEQO_g/Wagner_Ortiz_-_Projeto_Formacao_.html (44K - para download)


3 - Palestra – Música na Escola: Como iniciar projetos e aulas

Com a palestra se discute a exigência que surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica, como preparar as aulas, como adquirir material, etc. Quais os objetivos, e quais caminhos para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e da integração dos alunos por meio da música.


4 - Palestra - Música e Língua Portuguesa: Uma Ferramenta para o Ensino

Discute e analisa o uso da música como veículo de cultura e como deve ser usada para auxiliar no ensino.

5- Palestra - A música do século XX: visão geral do papel da música contemporânea

Discute e analisa a tragetória da música erudita até os dias de hoje, qual papel da novas técnicas e como compreender a música produzida no século XX.


6- Palestra - História do Choro: da polca ao chorinho brasileiro do séc. XXI

Discussão e análise do choro como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Definir com precisão a origem do Choro e suas novas tendências.

7-Palestra – Fala Varão: Linguagem de grupo dos evangélicos

Discute e analisa a linguagem de grupo falada em algumas comunidades evangélicas chamada de “crentês” ou, “evangeliquês”. Exposição do dicionário das gírias, jargões, linguagem especial, linguagem técnica, tabus e citações usadas pelos grupos na comunicação diária. O estudo foi dividido em quatro partes: coleta dos vocábulos; levantamento histórico e sociológico; análise semiótica do discurso e estudo lexicográfico.



Projetos em execução em 2020

Jornal Escolar, impresso e em Pod Cast
Projeto de Leitura, biblioteca escolar
Coral Infanto-Juvenil, escola pública.