terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Poema em forma de Tsuru


© by Wagner Ortiz Reg. BN 178-2/299-3 PPF8

12 de Janeiro

Poema em forma de Tsuru

Dobrei umas sextilhas,
Umas sapecas meninas,
Às vezes um tanto ferinas,
Que em minha voz vociferam.

Dobrei verso maior,
Vinquei verso menor,
De tantos ao meu redor
Servi-me da patusca trupe.

Dobrei decassílabos,
Épicos e pomposos,
Perfeitos e gostosos,
Mas nada que me atina.

Não os queria só polidos,
Queria-os versos volantes,
Escrevendo-os como dantes,
Soltando o verbo, a mofina.

Trovando ao capitalismo,
Cegueira maldita,
Proeza que incita
Toda mentira e falta de Ser.

Peguei outra folha
Rabisquei um xis,
Um concreto eu fiz,
Que sabe das inversões.

Inversões que sempre desdenhei,
Que sempre que pude delatei,
Sejam com sextilhas meninas,
Safos ou martelo agalopado.

Dobrei minhas folhas,
Amassei meu verso,
Encantei-me imerso
No meu desejo dos Mil Tsurus!


©Wagner Ortiz
Todos os direitos reservados.
BN Reg. 178-2/299-3



Vocabulário:

Dodecassílabos, ou safo
[Literatura] Diz-se do verso português decassílabo, com acentos na 4.ª, 8.ª e 10.ª sílabas. = LESBÍACO


"sáfico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/s%c3%a1fico [consultado em 15-01-2016]


Épico
Da .epopeia ou a ela relativo; próprio da .epopeia.

TSURU

Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.

Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças. Mais tarde, o tsuru foi associado às orações, sendo oferecidos nos templos, acompanhados de pedidos de proteção. Hoje é usado como enfeite nas festas de ano novo, batizados, casamentos, entre outras comemorações.

http://www.significados.com.br/tsuru/



Nenhum comentário: