segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Créditos ou não? REQUIEM em Re menor K. 626


Mozart e Sussmayer (leito de morte)


Créditos ou não?




Algumas pessoas se esquecem de dar os créditos ao homem que terminou a obra inacabada de Mozart, Requiem, uma das obras mais famosas. Porém é polêmica a questão. Deixo algumas informações sobre:





Mozart, W. A;

Süssmayer, F.X.

REQUIEM em Re menor K. 626

Antes de sua morte, Mozart, conseguiu terminar apenas três secções com o coro e composição completa: Introito, Kyrie e Dies Irae. Do resto da sequência deixou os trechos instrumentais, o coro, vozes solistas e o cifrado do contrabaixo e órgão incompletos, deixando anotações para seu discípulo Franz Xaver Süssmayer. Também havia indicações para o Domine Jesu e Agnus Dei. Não havia deixado nada escrito para o Sanctus nem para o Communio. Seu discípulo Süssmayer completou as partes em falta da composição, agregou música onde faltava e compôs completamente o Sanctus. Para o Communio, simplesmente utilizou dos temas do Introito e do Kyrie, à maneira de uma reexposição, para dar sentido integral à obra.

Uma das principais influências para a obra é o requiem de Michael Haydn.
A obra teve a sua estreia em Viena, 2 de Janeiro de 1793, num concerto em benefício da viúva de Mozart, Konstanze Weber. Foi interpretado novamente em 14 de Dezembro de 1793, durante uma missa para a esposa da Walsegg. (Burrows-Wiffen)

http://youtu.be/sPlhKP0nZII

Análise da obra por Frederico Toscano:
http://euterpe.blog.br/analise-de-obra/o-peso-de-mozart-no-seu-requiem

Nenhum comentário: