segunda-feira, 13 de maio de 2013

Falta de respeito geral, qual é a causa?

<

div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">



Uma palavra sobre...


Pode não ter nada a ver com o vídeo, mas incrivelmente me lembrei da situação de uma sala de aula dos dias de hoje. Por isso escrevo.



Essa falta de respeito generalizada, ao meu ver, vem de todo processo de ensino e destruição de valores das últimas 2 décadas. Nesse ritmo, logo não conseguiremos sair nas ruas, seremos obrigados a arrumar outras formas de interagir com outro ser humano que não seja nosso amigo ou parente próximo.


Em São Paulo o PSDB E PMDB vem governando há mais de 20 anos, e na TV e mídia geral temos a hiper-valorização da mediocridade e fantasia. Hoje colhemos os frutos (espinhos) desse "lindooooo" trabalho.


Hoje vemos os resultados desse trabalho na Educação Pública, que de alguma forma refletiu na privada, e o na Mídia, ambos tolhem e deflagram a cidadania, a criatividade artística, formas de expressão humanas, etc. E para completar a desgraça, a busca desenfreada pelo prazer e o capital, o Hedonismo, comprometeu fortemente as famílias, assim as boas maneiras e um boa dose de "moralidade" fica em falta nas famílias. Os pais não dão limites aos filhos, mas mal sabem (ou sabem?) que estão criando monstros que assombrarão a sociedade.


Quem assiste TV pode confirmar a veracidade disso, foram anos de depressão progressiva, a agora estamos no fundo do poço. Culminamos com a "globarbarização total" (como diz Tom Zé), com a ERA DA IMBECILIDADE, onde músicas são coisas hediondas, pobres de música e letras monossilábicas e imbecis, os programas de TV são bobagens conhecidas como Reality Shows como BBBs, FAZENDA, etc. além disso, o humor inteligente está escasso, então surge o humor esganiçado, chocarreiro e tosco. O jornalismo virou patacoada. Nem a exibição de filmes promovem algo que humaniza. Porque vamos ligar uma TV em um desses canais padrões?


Na Educação não houve políticas para melhora e a cada ano há mais defasagem no ensino-aprendizado. Dei aulas para muitos alunos no Ensino Médio que mal sabiam ler. Noto que as crianças dos 6os aos 9os anos tem uma visão de mundo pobre, não sabem quase nada do nosso mundo, e o pior, nossa língua está ameaçada de extinção, pois eles não internalizam por falta de conhecimento dela. Assim, já tive enormes problemas com vocabulário, sendo chamado a atenção por falar palavras "vulgares", sendo que falava palavras cultas.


Enquanto isso os profissionais da Educação tem que ficar implorando por melhores salários e condições de trabalho, isso quando fazem greve (quando não são agredidos por ordem de governantes), se conseguem é o mínimo.


Alunos especiais foram "jogados" dentro das salas sem que houvesse nenhum preparo geral dizendo que os mesmos estão no regime de INCLUSÃO. Incluídos num CAOS?


Em alguns casos a aprovação é automática (continuada, mas na prática????) fazendo assim com que os alunos pensem que não precisam fazer os deveres. Então, a falta de disciplina se fortaleceu pela interpretação errônea de leis que deveriam proteger os alunos e tornam mais fácil o processo. Ao invés disso, de proteger, favoreceu o desleixo e tirou a autoridade do professor e educadores em geral, tudo para evitar os processos. "Para que eu vou respeitar os mestres se não respeito nem meu pai", me disse um aluno.


Os responsáveis (governo) só se preocupam com índices como IDESP, PROVA BRASIL, SARESP etc. onde há certa manipulação para maquiar bons resultados na Educação, assim o educador se torna vítima.

Os alunos que se formam não tem condições nenhuma de fazer um vestibular, pois é no 3o ano do Ensino Médio que alguns acordam, mas então é tarde! O resultado é que as Faculdades admitem e promovem mesmo assim, então, temos hoje, salas terríveis nos cursos de graduação, com nível baixíssimo, com os mesmo problemas do ensino fundamental e médio, e esses cidadãos se formam e são nossos médicos, advogados, dentistas, etc.


Ensino sério mesmo fica só para aqueles que um dia vão assumir grandes e médias empresas da família ou privilegiadas posições sociais!

3 comentários:

Boni-Papa-Jaca Boni disse...

Verdades foram ditas aqui.

Quero parabenizá-lo Wagner Ortiz, por colocações tão sábias.

As mídias estão burras.

É por isso que geniais da minha terra, tais como: Elomar e Xangai que fazem a verdadeira música regional da Bahia, até mesmo são desconhecidos dos próprios baianos.

Enquanto isso: São premiados na Alemanha.

Poucos brasileiros conhecem: Sebastião Tapajós, Salomão Rabib, Vital Farias, esse último além de ser um músico genial é também um dos maiores poetas da Paraíba e do Brasil.

Trilhões de aplausos.

RONALDO RHUSSO disse...

Para quem acredita em Evolução o seu texto é a prova de que vivemos a Involução acelerada!

Ouvi lá o seu Baião Busker...

Trabalho diferenciado.

Wagner Ortiz disse...

Obrigado Ronaldo, esse declínio do homem faz parte do processo amigo, não é nada fácil explicar em um comentário de blog, mas superficialmente diria que o homem está aprendendo com essas ações ruins, lá na frente isso vai refletir nas suas práticas, a Lei de causa e Efeito é a primeira professora, mas existem outras. Abraços!