quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alemanda, Allemande

Também conhecida por Allemande, Alemain, Almain, tem origem alemã como sugere o nome, é o primeiro movimento* da suite* instrumental, o tempo varia de moderatos a allegros, compasso geralmente binários (2/2, 2/4 ou C cortado), curiosamente não tem nada semelhante a dança alemã de mesmo nome de 3 tempos praticado nos séculos XVIII, porém a teóricos que discutem sobre seu parentesco com a antiga dança alemã, que é tida como arcaica em 1589 por Thoinot Arbeau. Nas Suites* dos ´ séculos XVII e XVIII inúmeros compositores escreveram, geralmente ela se compõe de duas partes, com ritornelos*, em contraponto* cerrado, geralmente a imitação. Os primeiros sons são caracterizados por compasso anacruze*, geralmente uma colcheia.
A primeira referencia a Alemanda  data de uma crônica escocesa em 1549: Thai dancit al cristym mennis dance, the alman haye.  Quando foi introduzida na corte da França, passou por transformações que a deixar mais graciosas e sentimentais, de onde vem as allemande francaise.  Apesar da tendência em interpretar o movimento com rapidez e fluidez, alguns teóricos dizem que a beleza e graça da Allemanda está na interpretação lenta e limpa. Praetorius em Syntagma musicum, 1619) escreve: "Allemande designa una breve canción o danza germana, porque Alemagna significa "Alemania", y Alemand, un "alemán". Pero esta danza no es tan ágil y diestra como la gallarda, sino por el contrario algo melancólica y más lenta." 


Alemanda da Suite pra Violoncelo de J.S.Bach por Rostropovich 


Alemanda da Suite Francesa de J.S.Bach - por Roberto Hill


Bibliografia
Candé, R. A Música. A&C
Meus Cadernos de estudo e anotações: Estética.
NEALON, T. A [Very] Short History of Sauce Allemande, em: http://www.cruditas.com/?p=389

Wikipedia Espanhol: Géneros y formas musicales




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