sábado, 15 de agosto de 2009

Piano com a boca e Ouvir sem ouvidos.



Oi amigos!

Hoje vou juntar Beethoven com comida!

Parece não ser uma boa ideia, mas olhando uma notícia ao abrir o site do MSN, vi umas fotos interessantes de alimentos em forma de bichos e instrumentos. Tratava-se de um pai artista que apostou na escultura com alimentos para estimular o filho a comer melhor. Pensei, ótimo método!

Achei curioso e me ocorreu a seguinte ideia quando vi o sanduíche piano: Eis um piano que qualquer um toca bem!!! Claro, pois se toca com a boca! Nham, Nham!!!

O interessante é que um cérebro bombardeado com notas musicais logo vai associando comida com mais notas musicais e me lembrei de Beethoven.

Bem, ele foi um marco na história da música, deixou inúmeras obras, apresentou a forma definitiva para a Sinfonia, foi além do imaginado na forma Sonata, mudou a Orquestra, fez uma nova instrumentação jamais pensada e suas obras serviram de modelo para todos os compositores que vieram depois.

E aonde vai dar essa história?

Vamos lá.

Ele teve uma vida díficil quando criança. Sua família era de pobres na cidade de Bonn, Alemanha. Dizem até que sua mãe quis abortá-lo devido aos seus outros irmãos terem nascido com sérios problemas de saúde. Mas nosso mestre conseguiu crescer e ficou conhecido como um grande pianista, até que, uma infecção atacou seu bem mais precioso: os ouvidos!!

A infecção começou a aumentar, e, aos poucos foi ficando surdo. Tamanho foi o estrago que não podia mais tocar o piano. Assim, quando executava seus concertos, passagens inteiras em pianíssimo não eram ouvidas e os fortes eram um estouro total. Então, Ele deixou o piano.

Contudo sua mente musical era incrível e continuou a compor até o fim de sua vida. Escreveu 9 Sinfonias, e quando compôs a 9ª estava completamente surdo, assim podemos conferir o poder de criação e o ouvido interno do mestre quando ouvimos essa obra prima. Que ouvido heim!!!

Na 1ª apresentação da 9ª Sinfonia ele não podia ouvir nada! Então para acompanhar a sua obra imagina a música em sua cabeça ouvindo com seus ouvidos internos e acompanhando o sobe e desce dos arcos dos violinos. Parece simples imaginar uma grande orquestra dentro da sua cabeça e com coro??? Então, ouça com os ouvidos mesmo, e se não der, sugiro que toque o sanduíche piano!!! Ha!! Ha!!

Confira o vídeo no YOUTUBE - Minha amada Imortal: http://www.youtube.com/watch?v=bcR63fPtSLs

Obra completa com Bernstein e Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks:

Nenhum comentário: